Oratória.

A palavra e seu poder diverso de encaixe.
A seguir repasso o escrito que fiz para pronunciar na solenidade da minha formatura de segundo grau, a qual fui escolhida para representar a oradora das turmas. Foi com muito carinho e palavras escolhidas pelo meu coração que construí este texto e o proferi na cerimônia de colação de Grau das turmas da Escola Estadual Professora Iracema Brandão de Araújo.





Primeiramente gostaria de agradecer a presença de todos e convidar aos meus colegas e os demais presentes a uma reflexão. Esforcei-me para que minhas palavras expressassem o pensamento das Turmas.
Ao tentar iniciar este escrito me perguntei: Do que vamos sentir saudade? Fiquei muitos minutos perplexa pela ideia de que os sentimentos negativos, por tudo que passamos este ano, teria me tirado o encanto da conclusão do segundo grau e me vi num entrave de palavras.
No entanto, resolvi olhar pelo começo de tudo. E nesta viagem encontrei todos vocês.
A minha turma foi reunida como se encontra agora no último ano. Mas, durante três anos estivemos juntos intensa ou indiretamente; nesta última etapa do curso, principalmente, escalamos e edificamos dificuldades, nos deparamos com problemas escolares graves, construímos divergências e estabelecemos limites de amizade. Apesar disso, as circunstâncias da vida nos uniram por interesses mútuos e a característica que tiro dessas particularidades é que embora muitos fatores nos tenham afastado fomos fortes em expor nossas ideias e principalmente humanos ao respeitar e conviver com as diferenças. E mesmo com todos esses diferenciais, guardo no coração pelo menos uma característica boa de cada um de vocês. Digo-lhes com toda certeza que esse trajeto andado, a qual não damos muita importância agora, não foi fruto de meras prerrogativas individuais, pois nenhuma pessoa constrói-se sozinha, ela soma-se à presença de cada um, à autenticidade de cada um, à participação de cada um.
Hoje representa, por todos os sentidos, o fim de uma caminhada, pra mim e pra maioria, se assim Deus permitir, concebe um fim para que se possa fazer um novo começo; para os que não pensam assim, vos invoco a noção de que todos nós somos jovens e na qualidade de jovens, somos incompletos, e na qualidade de incompletos, somos o futuro e na qualidade do representar o futuro somos os únicos que podemos sonhar, planejar e construir. Caros secundaristas, já dizia a famosa frase: “Cada sonho que deixamos para trás é um pedaço do nosso futuro que desistimos indiretamente”. O nosso medo destrói ou constrói, tudo depende das nossas escolhas, estas representam os nossos verdadeiros limites. Peço-lhes que não desistam de lutar pelos sonhos, de renová-los, buscá-los, reconstruí-los. Todos somos os participantes ativos da vida, e principalmente os únicos capazes de realizar nossos anseios, responsáveis por aquilo que fazemos e pelo que nos transformamos, independentemente das adversidades. Nosso sucesso é a sombra do que concretizamos.
Somos concluintes de uma fase, todavia ainda há muito a aprender. “E, por tudo, a saudade há de ficar.”
A partir de amanhã, imagino que acordarei, lembrarei que posso ficar mais tempo dormindo e isso me dará um alívio em virtude das inúmeras vezes que desejei sumir da escola este ano, mas também sentirei depois uma incrível saudade de ir pra o colégio todos os dias. A partir de amanhã e nas semanas seguintes estarei com amigos mais chegados e a conversa nos fará recordar as personalidades dos ex-colegas. A partir de amanhã e nos dias seguintes, verei os rostos que vi todas as manhãs seguindo caminhos distintos, os verei esporadicamente nas ruas, estarão procurando emprego, ou indo pra faculdade, com certeza sentirei saudade e lembrarei-me das manhãs na escola. A partir de amanhã e nos próximos meses encontrarei nas ruas pessoas que trabalham na escola, os rostos farão recordar-me da fisicalidade do colégio, as salas, os corredores, as experiências vividas e divididas. A partir de amanhã e nos próximos anos meus filhos perguntarão como foi à época da escola e inevitavelmente sorrindo eu vou lembrar de cada um de vocês. 
Bom, em toda experiência vivida sempre existem pessoas ao nosso lado. Aos professores deixo a lição de serem verdadeiramente mestres: Ser mestre não é apenas lecionar, não é apenas prestar o conteúdo sistemático, é ser orientador e influenciador, guia e companheiro, é acreditar e caminhar junto ao aluno, e é sobretudo transmitir a este iniciante os segredos desta caminhada. Ser mestre é se dedicar para se tornar exemplo, é se doar para formar personalidades, é ser fiel para se tornar para o aluno um eterno. Aos verdadeiros mestres deixo nosso agradecimento, esquecendo-me dos diversos aspectos negativos deste ano e levando em conta os momentos de ensino, Deixo agradecimentos também não só aos somente mestres, mas àqueles que, com seus problemas e dores humanas, não foram mestres, mas também passaram por nós.
Agora homenageio aos pais e familiares, não por uma questão recente como a que estamos vivenciando agora, mas por tudo que vivemos até hoje. Não tem como reduzir em poucas palavras a participação, a influência, e a fé de nossos pais e familiares. São eles que nos fornecem os elementos mais preciosos para toda caminhada da vida, são eles os pilares da decepção, os psicólogos da motivação, a esperança quando não há mais esperança, aos quais sempre cumpre a missão de acolher quando precisamos procurar afeto e jurisdição, deixo em nome de todos o obrigado pelos passos dados em conjunto conosco.
Aos amigos ausentes, aos quais não poderia deixar de mencionar, chamo-os de companheiros, amigos no nosso desenvolvimento diário, cúmplices das horas de felicidade, responsáveis por uma boa parcela de toda alegria que existiu.
Para concluir meu discurso não encontro palavra mais significativa e suficiente que um Parabéns. Cada um de vocês sabe o que passou para chegar até aqui. Neste fim reafirmo a capacidade que encontro em cada um de vocês, vamos agora nos despedir com orgulho e seguir rumos diferentes na perspectiva que um dia caminhamos juntos. Desejo que cada um atue no exercício que é a vida da maneira que lhes cabe, com a sensibilidade de encontrar sua responsabilidade na parcela que nos concerne quanto aos rumos que a nossa vida e sociedade tomarem.

Obrigado pela atenção e a paciência. Boa noite! 


Comentários

  1. Genial a sua oratória. Gostei demais. É, já estou com saudade da escola :/ rs

    ResponderExcluir
  2. Não sentirei sua falta... estarei sempre perto de você. Beijos, querida

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Olimpíadas de Língua Portuguesa 2010

Acari, convicções que envolvem vidas em um tempo de certos ou errados.

---