Um homem e um personagem para além dos tempos...

“Machado de Assis e Brás, ambos no Brasil do século XIX”.
            
            Machado de Assis nasceu no dia 21 de junho de 1839 no morro do livramento, periferia do Rio de Janeiro. Nesta época o Brasil se encontrava em um turbilhão de transformações, aderidas sequencial e substancialmente pela vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808 e com a permanência de D. Pedro I até 1831 na ex-colônia. Entretanto, ao nascer ‘Joaquim Maria Machado de Assis, encontraria um Brasil de múltiplas divergências, um Brasil escravocrata, de governo regencial, formado de um lado por farta riqueza a um determinado grupo social e abastecido por outro grupo essencialmente pobre e desconhecedor das riquezas materiais trazidas para o Brasil, ou seja, tínhamos tudo, menos algo que se aproximasse da dignidade e igualdade social.
            É neste âmbito social que nasce o gênio da literatura, Machado de Assis. Ele vai poder presenciar todos os aspectos da sociedade a qual faz parte, primeiro porque nasce na periferia e depois porque vai conhecer e até fazer parte do meio elitista da cidade do Rio de Janeiro, na época capital do Brasil.
            A carreira Machadiana, ao contrário dos que alguns estudiosos indicam, sempre foi embasada em alguma crítica; entretanto, é com a obra ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas, marco inicial do realismo, que Machado de Assis, através de uma narração lenta e complexa, vai de maneira inteligentíssima encontrar uma forma de denunciar, ironizar e esclarecer as peculiaridades de uma sociedade extremamente fútil, individualista, hipócrita e constituída necessariamente de aparência. Vai também estabelecer as fortes ligações entre uma sociedade com intensas desigualdades, inicialmente porque aborda a questão da escravidão, e depois porque há a abordagem de uma camada social rica e outra extremamente pobre.
            O ex-professor da USP, Valentin Facioli, foi um grande interpretador da obra “Memórias póstumas de Brás Cubas” ele disse: “O romance aqui é simples acidente. O que é fundamental e orgânico é a descrição dos costumes, a filosofia social que está implícita". Com certeza o professor tem razão, antes de ser romance memórias póstumas é um conceito, é uma acusação a uma sociedade inteira, é a opinião crítica de um escritor implacável.
            Como já foi mencionado, a narrativa não linear em que é produzido o livro, aborda os vários ângulos da sociedade brasileira, mais precisamente as províncias ligadas extremamente ao modelo que a metrópole trouxe para o Brasil, que era fundamentalmente o Rio de Janeiro, todo o litoral sulista e algumas partes do Nordeste que tinham assumido ou adquirido naquele momento histórico algumas das características da Europa. A interdisciplinaridade do livro enfoca todos os recursos possíveis, desde a conversa direta com o leitor, até a citação diversas vezes de filósofos, imperadores romanos e escritores famosos com Shakespeare, a narração lenta e metafórica pode parecer para alguns leitores desconfortante e até mesmo chata, fato que o narrador em uma de suas passagens concorda; porém sabe-se que se esta passagem se trata de um dos vários momentos críticos do livro. Outro recurso usado por Machado de Assis é a figura de linguagem “digressão” em que os fatos e ações percorridas são transpassados de forma que não seguem um fio lógico ou cronológico, eles obedecem a uma ordem interior do narrador, ou seja, são descrevidos à medida que afloram a consciência ou a memória do defunto-autor- Brás Cubas, num sentido não linear.
            De todos esses momentos de crítica, enfoco reflexão em um determinado capítulo. Aos cinquenta anos de idade, Brás Cubas já percebe o fracasso que foi sua vida, nota que o frescor da juventude a tempos se foi e que nada havia conquistado o que lhe aguardava era o esquecimento “Cinquenta anos! Não é a invalides, mas já não é a frescura”.
            É neste momento que Brás Cubas busca alternativas para mudar o quadro negativo a conselho de seu amigo Quincas Borba e em uma tentativa frustrante ele resolve, no governo, fazer um discurso breve para ganhar prestígio, mas acaba abandonando a política; é nesta conjuntura que ele decide fundar um jornal oposicionista e manda a notícia a imprensa, o que Brás não esperava era a revolta de Cotrim, seu cunhado, juntamente com sua irmã, neste capitulo “o desatino”, ambos não concordam com a disseminação de tal ideia, para eles Brás seria discriminado pela política e até pela sociedade totalmente conservadora, teria como resultado o fracasso e por fim a opinião crítica de toda a elite dominadora.
            Logo pode-se perceber a crítica ao defeito da aparência, ao medo do julgamento de uma sociedade hipócrita e de uma política descriminatória. Deste capítulo tiro também a interpretação de que Machado de Assis podia esta se referindo a sua própria obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, que seria uma inovação gigantesca e corajosa na sociedade, um livro cujo ideário não era mais o romance supérfluo do romantismo mas uma obra enigmática e crítica de um alcance social intenso e baseada também em um próprio ceticismo machadiano, assim, Machado de Assis seria também julgado na sociedade, alguns iriam o louvar, outros não. A conclusão do referido capítulo também termina em mais um fracasso para Brás, no entanto, este capítulo, e principalmente o livro inteiro, nos passa a ilustre coragem de Machado de Assis, que através de Brás se exime de qualquer compromisso com a sociedade, estando livre para criticá-la e revelar as hipocrisias e arrogâncias das pessoas com quem ele convive. 


                             



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Olimpíadas de Língua Portuguesa 2010

Acari, convicções que envolvem vidas em um tempo de certos ou errados.

---